O Ensino a distância como Propulsor de Inovação no Sistema Educacional Brasileiro

O Ensino a distância como Propulsor de Inovação no Sistema Educacional Brasileiro

Laura Patrícia Nunez¹; Maria Carmen Tavares Christóvão²
Msc .Alessandra Raquel Lopes Rodrigues Borges

RESUMO

No Brasil o aumento de matrículas em cursos de nível superior na modalidade a distância, a partir dos anos 2000, é uma realidade importante. Além de evidenciar um fator de competitividade do Sistema Nacional de Ensino se destaca como instrumento eficaz de inclusão no atendimento de um segmento da população que não dispõe de tempo para cursar o ensino presencial devido as conjunturas da vida moderna. O artigo tem por objetivo realizar uma retrospectiva sobre o histórico da educação a distância como ponto de partida para refletir sobre o futuro dessa modalidade de ensino evidenciando tendências. Propõe se ainda a avaliar os referenciais de qualidade da Educação a Distância para o Ensino Superior apontando novos paradigmas nessa modalidade de ensino.

Palavras Chaves: Educação a Distância , inovação e tendências no Ensino Superior, Qualidade de Ensino.