Criação de um Modelo Teórico sobre Avaliação do Ensino-Aprendizagem no Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis

Criação de um Modelo Teórico sobre Avaliação do Ensino-Aprendizagem no Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis

Nilton Rogério Marcondes 1;
Esp. Willian Vinícius Peixoto

RESUMO

Este artigo trata de um estudo sobre um modelo teórico da avaliação do ensinoaprendizagem no ensino superior com ênfase nos cursos de bacharelado em Administração e bacharelado em Ciências Contábeis. O modelo tem sua base teórica na taxinomia de Bloom e colaboradores (1956) e no modelo de avaliação de Stufflebeam (1971), entre outros estudiosos do assunto. O atributo avaliação do ensino-aprendizagem no ensino superior (AEES) tem por dimensões: Processo, Julgamento e Ensino-aprendizagem. Todavia o modelo aqui proposto não tem a pretensão criar um novo conceito sobre avaliação e sim trazer para reflexão esse assunto; o estudo é baseado em levantamento bibliográfico sobre avaliação do ensino-aprendizagem e limitado aos conceitos apresentados. O principal objetivo da criação de um modelo é a padronização do conceito de avaliação do ensino-aprendizagem, para uma melhor aceitação e acreditação sobre o assunto, além de utilizar o modelo para a construção de um instrumento de pesquisa estruturado sobre a percepção de professores e alunos dos cursos de bacharelado em Administração e Ciências Contábeis.

Palavra-chave: Avaliação, ensino-aprendizagem, ensino superior