Física

Cursos de Complem. Pedagógica

Física

Duração: 12 a 18 meses

Valor das Mensalidades:

De: 15x de R$ 289,00  
Por: 15x de R$ 225,42
  

A complementação pedagógica é um Programa Especial de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Destina-se a suprir a falta nas escolas de professores habilitados em determinadas disciplinas e localidades, em caráter especial.
Na modalidade de complementação ofertamos o curso de física, destinado ao profissional com formação em curso de Bacharel ou Tecnólogo, que deseje atuar como professor em turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O curso contempla disciplinas da área da didática, e tem por intuito desenvolver no profissional habilidade e conhecimento para atuação na área da docência.

Curso exclusivo para alunos dos seguintes estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal. 

OBJETIVO:

Os cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados, de acordo com a Resolução CNE/CP 2/2015, tem como objetivo habilitar profissionais portadores de diploma de graduação  (bacharéis e tecnólogos) para o exercício de magistério em disciplinas do currículo que integram as quatro últimas séries do Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação Profissional de Nível Médio nos diferentes sistemas de Ensino.

 

PÚBLICO-ALVO

O curso de Complementação Pedagógica em Física, regulamento pela Resolução CNE/CP 2/2015, é ofertado para profissionais portadores de diplomas de cursos de graduação (bacharelado ou tecnólogo).

O candidato deve ficar atento às regras que consiste de uma análise* de currículo do candidato para enquadramento ao curso, é realizada uma análise do curso de formação e disponibilizado uma tabela com áreas afins, portanto, quem for bacharel em qualquer área (Administração, Ciências Contábeis,  Ciências Biológicas e demais áreas) agora pode se tornar um professor.

(*A análise é realizada pelo coordenador do curso de Física antes do ingresso).

 

Documentação

  1. Diploma registrado de Graduação;
  2. Histórico Escolar final de Graduação;
  3. Certidão de Nascimento ou Casamento;
  4. Histórico Escolar do Ensino Médio;
  5. CPF;
  6. RG;
  7. Comprovante de Endereço.

 

GRADE

POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 40
TÓPICOS DE MECÂNICA E TERMODINÂMICA 40
LÍNGUA PORTUGUESA 40
TÓPICOS DE ÓPTICA E ELETROMAGNETISMO 40
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 40
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) 40
GESTÃO ESCOLAR: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO 40
TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO 40
ÉTICA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 30
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE 30
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 30
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADES 30
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS l – TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO 30
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS ll – TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 30
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS lll – TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA 30
ESTUDOS FOCAIS l 40
ESTUDOS FOCAIS ll 40
*ATP: ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICO 420
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 300
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 70
CARGA HORÁRIA 1.400

 

 

Os Estudos/Atividades Complementares visam enriquecer e flexibilizar o currículo do curso. Serão garantidos através da oferta de estudos curriculares complementares oferecidos pela Extensão ou realizados fora da instituição. Constam de estudos voltados para complementar e aprofundar a formação docente, sendo papel do Colegiado de Curso, ouvindo as áreas de ensino, estabelecer o calendário semestral de palestras, seminários, encontros, eventos científicos; sempre na área de educação, destacando a colaboração dos profissionais do curso, ou de fora da instituição, divulgando de maneira antecipada o dia, o horário, as inscrições e a coordenação dos trabalhos. Pela participação nesses eventos, o aluno receberá um certificado fornecido pela Faculdade através da Diretoria. ***Currículo integralizado com base na formação de ingresso apresentado no DIPLOMA e HISTÓRICO de Graduação, conforme as RESOLUÇÕES  CNE/CEB Nº  2, de 25 de fevereiro de 2009 e CNE Nº 2, de 1 de julho de 2015.

 

 RESOLUÇÃO Nº2, DE 1º DE JULHO DE 2015. AMPARO LEGAL

Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
Art. 14. Os cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados, de caráter emergencial e provisório, ofertados a portadores de diplomas de curso superior formados em cursos relacionados à habilitação pretendida com sólida base de conhecimentos na área estudada […].