Faculdade Alfa | Física
ATENDIMENTO:(13) 3329-6352 | 37 3204-1660   PEDAGÓGICO: (11) 9-9750-6272

Blog

Física

26 janeiro, 2018 | 3 comentários
Categoria:

Duração: 12 a 18 meses

Valor das Mensalidades:

De: 18x de R$ 383,33  
Por: 18x de R$ 306,67
  

A complementação pedagógica é um Programa Especial de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Destina-se a suprir a falta nas escolas de professores habilitados em determinadas disciplinas e localidades, em caráter especial.
Na modalidade de complementação ofertamos o curso de física, destinado ao profissional com formação em curso de Bacharel ou Tecnólogo, que deseje atuar como professor em turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O curso contempla disciplinas da área da didática, e tem por intuito desenvolver no profissional habilidade e conhecimento para atuação na área da docência.

Curso exclusivo para alunos dos seguintes estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal. 

OBJETIVO:

Os cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados, de acordo com a Resolução CNE/CP 2/2015, tem como objetivo habilitar profissionais portadores de diploma de graduação  (bacharéis e tecnólogos) para o exercício de magistério em disciplinas do currículo que integram as quatro últimas séries do Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação Profissional de Nível Médio nos diferentes sistemas de Ensino.

 

PÚBLICO-ALVO

O curso de Complementação Pedagógica em Física, regulamento pela Resolução CNE/CP 2/2015, é ofertado para profissionais portadores de diplomas de cursos de graduação (bacharelado ou tecnólogo).

O candidato deve ficar atento às regras que consiste de uma análise* de currículo do candidato para enquadramento ao curso, é realizada uma análise do curso de formação e disponibilizado uma tabela com áreas afins, portanto, quem for bacharel em qualquer área (Administração, Ciências Contábeis,  Ciências Biológicas e demais áreas) agora pode se tornar um professor.

(*A análise é realizada pelo coordenador do curso de Física antes do ingresso).

 

Documentação

  1. Diploma registrado de Graduação;
  2. Histórico Escolar final de Graduação;
  3. Certidão de Nascimento ou Casamento;
  4. Histórico Escolar do Ensino Médio;
  5. CPF;
  6. RG;
  7. Comprovante de Endereço.

 

GRADE

POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 40
TÓPICOS DE MECÂNICA E TERMODINÂMICA 40
LÍNGUA PORTUGUESA 40
TÓPICOS DE ÓPTICA E ELETROMAGNETISMO 40
ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 40
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) 40
GESTÃO ESCOLAR: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO 40
TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO 40
ÉTICA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 30
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE 30
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 30
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADES 30
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS l – TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO 30
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS ll – TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 30
SEMINÁRIOS TEMÁTICOS lll – TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA 30
ESTUDOS FOCAIS l 40
ESTUDOS FOCAIS ll 40
*ATP: ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICO 420
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 300
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 70
CARGA HORÁRIA 1.400

 

 

Os Estudos/Atividades Complementares visam enriquecer e flexibilizar o currículo do curso. Serão garantidos através da oferta de estudos curriculares complementares oferecidos pela Extensão ou realizados fora da instituição. Constam de estudos voltados para complementar e aprofundar a formação docente, sendo papel do Colegiado de Curso, ouvindo as áreas de ensino, estabelecer o calendário semestral de palestras, seminários, encontros, eventos científicos; sempre na área de educação, destacando a colaboração dos profissionais do curso, ou de fora da instituição, divulgando de maneira antecipada o dia, o horário, as inscrições e a coordenação dos trabalhos. Pela participação nesses eventos, o aluno receberá um certificado fornecido pela Faculdade através da Diretoria. ***Currículo integralizado com base na formação de ingresso apresentado no DIPLOMA e HISTÓRICO de Graduação, conforme as RESOLUÇÕES  CNE/CEB Nº  2, de 25 de fevereiro de 2009 e CNE Nº 2, de 1 de julho de 2015.

 

 RESOLUÇÃO Nº2, DE 1º DE JULHO DE 2015. AMPARO LEGAL

Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
Art. 14. Os cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados, de caráter emergencial e provisório, ofertados a portadores de diplomas de curso superior formados em cursos relacionados à habilitação pretendida com sólida base de conhecimentos na área estudada […].

3 respostas para “Física”

  1. videlligent disse:

    Amei seu site. Conteudo muito bom. Layout bem organizado. Obrigado por compartilhar. sucesso

  2. monique disse:

    gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus

  3. Fico mesmo consideravelmente contente com matérias assim bem informativas. No contexto tudo se encacha quando se luta pela afirmação e melhora de tudo Na minha opinião na vida temos mesmo de fazer escolhas e seguir em frente mantendo o foco. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Nenhuma categoria