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METODOLOGIAS ATIVAS PARA APRENDIZAGEM

Objetivo

Oferecer aos participantes visão abrangente das demandas, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores. O curso propõe soluções criativas e prepara os participantes para uma nova atitude pedagógica, proporcionando práticas inovadoras e adaptadas às necessidades do mercado.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

Direcionado aos graduados nas diversas áreas ligadas à Educação que pretendam se aprofundar nos assuntos ligados às metodologias ativas.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Pedagogia de Projetos – 30 Horas
  • Métodos de Ensino para Nativos Digitais – 30 Horas
  • Futuro e Tendência na Educação – 30 Horas
  • Cultura e Criatividade na Escola – 30 Horas
  • Storytelling e Aprendizado – 30 Horas
  • Novas Tecnologias em Educação – 30 Horas
  • Gamificação – 30 Horas
  • Temas Atuais em Educação – 30 Horas
  • Planejamento de Ensino – 30 Horas
  • Avaliação de Aprendizagem – 30 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas
  • CARGA HORÁRIA TOTAL – 420 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º;
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

METODOLOGIA DE ENSINO EM ARTES VISUAIS

Objetivo

O curso Metodologia de Ensino em Artes Visuais apresenta os principais conceitos e metodologias pedagógicas para docência em artes visuais, capacitando o profissional para atuar em escolas públicas ou privadas. O curso tem a finalidade de especializar o profissional através de conhecimentos atualizados acerca do tema, proporcionando ao docente, o exercício adequado e eficiente do ensino em artes visuais, além de contribuir para a percepção e compreensão dos alunos quanto às linguagens não verbais em sala de aula.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

Direcionado aos profissionais com graduação reconhecida pelo MEC e que se interessam pelo ensino em artes visuais, em especial profissionais do setor de educação.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Expressões e Linguagens Artísticas: Música, Dança e Teatro – 60 Horas
  • Práticas em Artes: Desenho e Pintura – 60 Horas
  • História e Semiótica da Arte – 60 Horas
  • Didática em Artes – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º;
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Sociologia do Trabalho e Exclusão Social

Objetivo

O curso Sociologia do Trabalho e Exclusão Social vem mostrar questões importantes para o trabalho no mundo contemporâneo, sobretudo no que tange às mudanças estruturais na organização do trabalho e às consequências sociais dessa transformação, assim como o próprio conceito de desigualdades étnico-raciais. Além disso, apresenta a visão da sociologia crítica sobre as questões
educacionais e o sistema de reprodução. Essa temática auxiliará você a compreender a origem da crítica social ao sistema educacional.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área da Educação e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Sociologia do Trabalho – 60 Horas
  • Desigualdades Étnico – Raciais – 60 Horas
  • Por uma Sociologia Crítica da Educação – 60 Horas
  • A Questão Social na Realidade Contemporânea Brasileira – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Psicopedagogia com Enfoque nas Oficinas de Jogos

Objetivo

O curso Psicopedagogia com Enfoque nas Oficinas de Jogos, visa conhecer como a atividade lúdica se relaciona com a educação e quais as possibilidades de aprendizagem que a mesma proporciona ao indivíduo através dos jogos sob o enfoque psicopedagógico. Centrado na importância da psicopedagogia como profissão recomendada para a mediação dos problemas de aprendizagem. Além de conhecer os passos para se chegar à intervenção, e de que maneira podemos desenvolvê-las para identificar os principais passos para se chegar ao diagnósticos das necessidades de aprendizagem do aluno.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área de educação, Psicólogos, Psicopedagogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Médicos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Intervenção Psicopedagógica e Dificuldades de Aprendizagem – 60 Horas
  • Jogos Educacionais – 60 Horas
  • Vivência e Jogos – 60 Horas
  • Ludicidade : o jogo em grupo – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Planejamento Escolar

Objetivo

O curso Planejamento Escolar tem por objetivo fornecer uma formação teórica e prática de qualidade para os estudantes, onde visa o planejamento escolar na perspectiva de um ensino mais eficiente e pleno. Abrangendo o problema do ensino engessado, repetitivo e resistente às mudanças que devem ser introduzidas urgentemente na realidade escolar atual. Além da questão conflituosa sobre a eficácia dessa formação no exercício docente, e sua vinculação ao trabalho da própria escola, considerando as influências internas e externas que condicionam a organização escolar, as influência da escola do professor no planejamento e a delimitação da prática docente com os avanços das novas tecnologias da informação contrastando com o desenvolvimento humano nas relações futuras.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área da Educação , para atuar nos diferentes níveis de Administração e Planejamento da Educação, seja como Administrador, Supervisor ou Orientador Educacional e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Planejamento Escolar : adiantar-se para o futuro – 60 Horas
  • Formação de Professores e Exercício Profissional – 60 Horas
  • Organizar e Planejar o Trabalho Escolar – 60 Horas
  • O Professor daqui a cem anos – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Morfologia da Língua Inglesa

Objetivo

O curso Morfologia da Língua Inglesa visa estudar as noções básicas da morfologia do inglês, como uma subdivisão da gramática, e classificar as estruturas dos processos de análise de palavras na língua inglesa. Contudo visa diferenciar todas as partes do discurso na língua inglesa e descrever cada uma de suas funções. Além disso, será abordado como listar os sufixos de produtividade
que indicam o estado de ser e como relacionar os prefixos da Língua Inglesa com os prefixos da Língua Portuguesa do Brasil. O entendimento desses processos é uma ferramenta muito útil na compreensão dos termos e aprimoramento na língua estrangeira.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados que atuam na área de educação (escolas de ensino médio privadas e/ou públicas), ou que necessitam dominar a língua inglesa para trabalho, estudo ou pesquisa, e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Noções Básicas de Morfologia – 60 Horas
  • Processo de formação de palavras – 60 Horas
  • As partes do discurso (substantivos, pronomes, adjetivos, advérbios, preposições, conjunções e verbos) – 60 Horas
  • Derivação- Prefixação (Negativo, Reversão, Pejorativo, Grau ou Tamanho, Atitude, Lugar, Tempo e Qualidade) – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

MBA em Planejamento e Organização de Eventos Educacionais

Objetivo

O Curso de Especialização em Planejamento e Organização de Eventos Educacionais, vem mostrar uma concepção inovadora. Planejar e gerir eventos em seus diferentes portes e categorias, de maneira a desenvolver competências de planejamento e gestão, captação e viabilização de projetos e organização, abordando questões gerenciais. Com isso oferece a diversos profissionais os elementos necessários para a gestão de eventos educacionais. Além de reconhecer os elementos que compõem um evento comunicativo para identificar as providências necessárias de eventos curto, médio e longo prazo, com um planejamento participativo ao processo de elaboração dos projetos educativos.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se a candidatos graduados na área da educação e profissionais para atuar nos diferentes níveis de Administração e Planejamento da Educação, seja como Administrador, Supervisor ou Orientador Educacional, e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Teoria da comunicação: elementos da comunicação – 60 Horas
  • Plano de ação: apoio ao desenvolvimento curricular – 60 Horas
  • A prática pedagógica: organização e planejamento – 60 Horas
  • Planejamento participativo e elaboração de projetos educacionais – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Linguagem Visual com Ênfase em Arte Educação

Objetivo

Uma das características comunicacionais marcantes da sociedade atual é o uso abundante de imagens. Vivemos em uma sociedade mediada pelo imperativo da imagem, na qual todos nós, de alguma forma, acabamos nos mostrando por numerosos discursos visuais. No decorrer do curso vamos estudar sobre os conteúdos gerais de artes, e os elementos que compõem a imagem, para identificar a necessidade do ensino de arte como disciplina obrigatória no currículo escolar. Além de identificar os fatores históricos que levaram à criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no Brasil de Arte, sobre o processo histórico que possibilitou o surgimento de um novo cenário na educação nacional.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados em Artes, Filosofia, Sociologia, Arquitetura, História, Psicologia, Jornalismo, Publicidade, Comunicação, Turismo, Museologia, e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Artes Visuais nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Artes – 60 Horas
  • Função da Imagem e Descoberta do Visual – 60 Horas
  • A Arte e a Educação – 60 Horas
  • Conteúdos Gerais de Arte: Visuais, Dança, Teatro, Música – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Gestão dos Processos Educacionais Escolares

Objetivo

O curso Gestão dos Processos Educacionais Escolares visa identificar a formação continuada como uma proposta de ampliar o conhecimento do professor e do gestor, para estudar a importância do trabalho em equipe na gestão escolar com vista na construção de mudanças inovadoras no contexto educacional. Para isso, vamos identificar as características fundamentais que permearão a efetivação de um trabalho realizado pela coletividade, em que a participação e o desenvolvimento profissional de todos os sujeitos da escola são fundamentais no processo de desenvolvimento e de aprendizagem dos alunos.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se a candidatos graduados na área da educação e profissionais para atuar nos diferentes níveis de Administração e Planejamento da Educação, seja como Administrador, Supervisor ou Orientador Educacional, e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Gestão Educacional – 60 Horas
  • As Concepções de Organização Gestão Escolar – 60 Horas
  • O Perfil e a Atuação dos Dirigentes e Professores no Contexto Escolar: a formação continuada – 60 Horas
  • A Gestão e o Desenvolvimento Profissional na Escola – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Gestão da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar

Objetivo

O curso Gestão da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar tem por objetivo formar profissionais para atuar nos diferentes níveis de administração e planejamento da educação, seja como administrador, supervisor ou orientador educacional, para reconhecer a escola como organização social e sua relação com a sociedade e explicar os conceitos primários da organização das políticas educacionais.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se a candidatos graduados na área da educação e profissionais para atuar nos diferentes níveis de Administração e Planejamento da Educação, seja como Administrador, Supervisor ou Orientador Educacional, e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • As concepções de Organização e Gestão Escolar – 60 Horas
  • Gestão Escolar – 60 Horas
  • Áreas de atuação dos Profissionais da Educação e a Orientação da Gestão Escolar – 60 Horas
  • Organização do Trabalho Pedagógico em termos de Planejamento, Coordenação e Avaliação dos Processos Educacionais Escolares e não Escolares – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Fonética e Fonologia do Português

Objetivo

O curso Fonética e Fonologia do Português vem mostrar a consciência fonológica e abrir espaço para que seja realizado o estudo dos sons nos seus diferentes níveis e diversas características. Pelo ensino a distância você poderá abrir novos horizontes profissionais e desenvolver seus conhecimentos sobre os sons da fala, através da abordagem de temas como a linguística, os fonemas, o texto descritivo, entre outros assuntos relevantes.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área da Educação, e saúde como Psicólogos, Psicopedagogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Médicos, Terapeutas Ocupacionais e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

 

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • As Relações dos Estudos de Fonética e Fonologia com o Ensino da Língua Portuguesa – 60 Horas
  • Encontros Vocálicos, Dígrafos, Dígrafo no e Encontros Consonantais – 60 Horas
  • Classificação dos Fonemas: Vogal, Consoante e Semivogal – 60 Horas
  • O Aparelho fonador e os tipos de Sons – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Fenomenológicos e Hermenêutica

Objetivo

O curso visa formar especialistas que atuem no processo de educação a partir dos princípios filosóficos como Fenomenológicos e Hermenêutica, em que o primeiro se baseia estritamente nos fenômenos, enquanto o segundo leva em consideração o contexto. Além de reconhecer a trajetória histórica do desenvolvimento do pensamento humano, vem explicar o que foi o círculo
hermenêutico e a contribuição do círculo hermenêutico para o problema do preconceito. O curso leva a refletir a questão da hermenêutica e da interpretação dos dispositivos legais e a sua influência para a o Direito.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área da Educação, e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • A História da Filosofia – 60 Horas
  • A Hermenêutica Filosófica – 60 Horas
  • A Hermenêutica Filosófica e o Direito – 60 Horas
  • Modernização Conservadora, Aproximação à Tradição Marxista e ao Pensamento Fenomenológico – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Conhecimento Lógico Matemático

Objetivo

O curso parte do pressuposto de que o Conhecimento Lógico Matemática faz parte do universo e da vida dos alunos. Apresenta a importância de desenvolver o pensamento lógico-matemático e valorizar o papel da escola dos professores na condução desse processo, desde as séries iniciais.

No decorrer deste curso serão abordados conhecimentos indispensáveis para que o ensino da matemática seja motivador, vivencial, transformador e definitivo para a autonomia e melhoria de vida dos alunos, desenvolvendo a capacidade de solução de problemas matemáticos a partir da lógica.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados em pedagogia, matemática, psicólogos, psicopedagogos profissionais que atuam na área de Atendimento Educacional Especializado AEE e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Explorando o que significa fazer Matemática – 60 Horas
  • Introdução á Lógica a ao Raciocínio Lógico – 60 Horas
  • Lógica Matemática – 60 Horas
  • Desenvolvendo a Compreensão em Matemática – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Bioética e Biodireito

Objetivo

O curso Bioética e Biodireito apresenta os diversos conceitos relacionados à ética, e os princípios que a guiam a importância da ética profissional na prática diária. Visa estudar a relação Bioética de administração do avanço das ciências e as implicâncias morais que o progresso da ciência pode trazer. Dentro dessa investigação encontra-se a legitimidade moral de experimentos com células-tronco, do aborto, da eutanásia, da fertilização in vitro, da clonagem, entre outros.

Visa não somente dentro da relação entre os humanos, é possível citar como exemplo os alimentos transgênicos e quanto eles impactam na biodiversidade.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados em diversos ramos do conhecimento, por exemplo, Direito, Filosofia, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Conceito e Princípios de Ética – 60 Horas
  • Bioética (Ética geral e jurídica) – 60 Horas
  • Bioética, Início da Vida e Reprodução – 60 Horas
  • Desafios da Bioética: pesquisa com seres humanos, eutanásia e aborto – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Avaliação Educacional

Objetivo

O curso Avaliação Educacional, visa identificar o processo pelo qual é medida a aprendizagem dos alunos. É aplicada de forma pontual por professores, para analisar o quanto de determinado assunto foi absorvido pelo aluno, mas especialistas defendem que ela deve ser feita ou não de forma contínua, analisando aspectos cognitivos e não cognitivos. Vamos identificar os vários tipos
de avaliação e a intrínseca relação entre avaliação educacional e a proposta educativa constante no currículo. Além de ser fundamentais para o bom andamento do processo pedagógico, possui elementos e instrumentos próprios, com características e roteiros bem pontuais que definem a avaliação como instrumento necessário para à melhoria da qualidade da educação, melhoria da
gestão e prestação de contas à sociedade.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área da Educação, professores (as) de todos os níveis de ensino, da educação básica ao superior, bem como aos profissionais da educação (dirigentes, diretores de escolas públicas e privadas, professores coordenadores) e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Currículo e Avaliação – 60 Horas
  • Avaliação – 60 Horas
  • Avaliação Institucional – 60 Horas
  • Tecnologia na Sala de Aula – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Aprendizagem Desenvolvimento e Controle Motor

Objetivo

O objetivo do curso é tornar o aluno apto a relacionar a função motora com o controle dos movimentos e definir os principais conceitos acerca da aprendizagem, para mostrar os benefícios de desenvolver as capacidades físicas relacionadas à saúde.

Além disso vem para capacitar os profissionais a planejar aulas para maximizar as oportunidades de desenvolver e manter o condicionamento físico dos alunos, para utilizar os conhecimentos de estruturação adequada nas atividades e intervenções, em diferentes níveis de condicionamento, aprimoramento do movimento humano.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área de educação, como Psicólogos, Psicopedagogos, Médicos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Função Motora – 60 Horas
  • Aprendizagem Motora: Teoria e Conceitos – 60 Horas
  • Diferentes tipos de Capacidade Motora – 60 Horas
  • Aquisição Motora e Aquisição Simbólica – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Andragogia e Formação de Adultos – EAD

Objetivo

O curso Andragogia e Formação de Adultos – EAD vem estabelecer as principais características e particularidades para diferenciar as práticas pedagógicas andragógicas e problematizar de forma prática e objetiva, como podemos desenvolver nossas atividades docentes. Além de estudar os pontos considerados fundamentais para a educação de jovens e adultos, seja na busca pela educação fundamental ou na educação profissional, com questões que envolvem cultura, leitura, escrita, tecnologia e mundo de trabalho, com o apoio das novas tecnologias da educação a distância e suas modalidades semipresenciais.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados nas áreas da Educação, para a Docência na Modalidade, Tutores dos cursos EAD, e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • A Importância da Didática na Andragogia – 60 Horas
  • Perfil de Alunos e o Pedagógico- Andragógico – 60 Horas
  • Orientação Curricular para Andragogia – 60 Horas
  • As Modalidade Semipresencial e a Distância – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Sala de Recursos Multifuncionais – AEE

Objetivo

O curso Sala de Recursos Multifuncionais – AEE (Atendimento Educacional Especializado) tem como principal objetivo preparar profissionais da educação que pretendem atuar intervindo com competência pedagógica no atendimento a alunos especiais. Além de tratar também sobre a relação do lúdico com a aprendizagem, de crianças com necessidades especiais, estimula a compreensão da necessidade de inclusão do lúdico no contexto escolar, na vida das crianças. Apresentamos também a avaliação diagnóstica pedagógica como importante instrumento que possibilitará a elaboração de materiais direcionados a determinadas necessidades dos alunos. E ainda, a adaptação de práticas educativas, para proporcionar o conhecimento e ferramentas que possa desempenhar com excelência seus estudos e consequentemente, as suas funções.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área de Educação, como Psicólogos, Psicopedagogos, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Médicos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • O Plano de Atendimento Educacional Especializado e os desafios para a compreensão e inclusão do aluno com deficiência, no currículo geral – 60 Horas
  • Recursos Pedagógicos: a influência do lúdico na aprendizagem de crianças com necessidades – 60 Horas
  • A Importância da Avaliação Pedagógica Diagnóstica em Sala de Recursos – 60 Horas
  • A Tecnologia Assistiva e suas Possibilidades: tipos, características, recursos e contexto escolar – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

A Ludicidade e a Pedagogia do Brincar

Objetivo

O curso Ludicidade e a Pedagogia do Brincar visa identificar o movimento e a expressão corporal na educação infantil por meio de brincadeiras, reconhecendo o corpo como importante ferramenta na aprendizagem das crianças. Com a contribuição do faz-de-conta e suas representações simbólicas, aprofundadas nas brincadeiras de antigamente e as do mundo atual. É possível deparar-se com isso mais claramente nas relações entre o brincar e as diversidades culturais presentes nessas tradições para mostrar a sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área da Educação, como Pedagogos, Psicólogos, Terapeutas, Fonoaudiólogos e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • A Linguagem Corporal Expressa em Movimento e Brincadeiras das Crianças – 60 Horas
  • O Faz – de – Conta e suas Reproduções Simbólicas na Infância – 60 Horas
  • As Brincadeiras de Ontem e de Hoje – 60 Horas
  • O Brincar e suas Diversidades Culturais – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Projetos Sociais e Políticas Públicas

Objetivo

O curso Projetos Sociais e Políticas Públicas tem como objetivo apresentar as profundas transformações ocorridas nessa área nos últimos anos. A implantação das políticas públicas no Brasil e também os fatores que motivam sua implementação, serão abordados durante o curso. Nesse contexto, os alunos serão capazes de atuar na administração e gestão social, bem como avaliar e planejar programas e projetos sociais.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos profissionais graduados na área de Educação e demais profissionais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Políticas Públicas – 60 Horas
  • A Questão Social na Realidade Contemporânea Brasileira – 60 Horas
  • Programas e Projetos de Políticas Públicas – 60 Horas
  • Gestão Social – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

Políticas Sociais Integradas

Objetivo

O curso Políticas Sociais Integradas proporciona uma visão contemporânea sobre as políticas sociais, além de analisar a realidade social dos indivíduos. Os conceitos pertinentes a evolução das manifestações sociais e políticas no Brasil, a construção e configurações das famílias, as relações entre cidadania e as práticas sociais, bem como a abordagem significativa sobre as questões étnicas, serão apresentados com o objetivo de preparar o profissional quanto a elaboração e gestão de projetos sociais e garantia das políticas públicas.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos profissionais graduados em Pedagogia, Serviço Social, Antropologia, Sociologia, Psicologia e demais profissionais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • As Primeiras Manifestações Sociais e Políticas no Brasil – 60 Horas
  • As Relações entre Política Social e Cidadania no Brasil – 60 Horas
  • Família e Relacionamentos Sociológicos – 60 Horas
  • Ética e Questões Étnicas – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

LITERATURA INFANTOJUVENIL

Objetivo

No curso Literatura Infanto Juvenil abordaremos a situação da leitura e a formação do bom leitor. A leitura constitui uma fonte de prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da criança. Por meio da leitura, o aluno satisfaz essa necessidades, sendo-lhe permitindo assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e
indagações que os textos suscitam. O curso está alicerçado em uma concepção humanista, priorizando abordagens de investigação e reflexão sobre a literatura infanto-juvenil, em suas diferentes manifestações, criando condições necessárias para o permanente processo de educação continuada.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área da educação, como Pedagogos, Psicólogos, Terapeutas, Fonoaudiólogos e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • A história da Literatura Infantil Brasileira – 60 Horas
  • Literatura e Afeto – 60 Horas
  • A Situação da Leitura e a Formação do Leitor – 60 Horas
  • Leitura e Leitura da Literatura – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

 

 

AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Objetivo

O curso Avaliação do Ensino e da Aprendizagem qualifica os profissionais no exercício de sua prática pedagógica, compreendendo como as pessoas aprendem a partir das teorias de aprendizagem. Visa descrever os passos da construção e aplicação de instrumentos de medida de avaliação de aprendizagem, de acordo com os objetivos instrucionais e taxonomia de resultados de aprendizagem e modalidades de avaliação, para identificar as diferentes nuances, peculiaridades e modalidades de avaliação da aprendizagem, considerando os resultados e os feedbacks que devem ser dados aos alunos.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados na área da educação e profissionais para atuar nos diferentes níveis de Planejamento da Educação, seja como Coordenador, Professor, Supervisor ou Orientador Educacional, e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Teorias da Aprendizagem – 60 Horas
  • Modelos de Avaliação de Aprendizagem – 60 Horas
  • Introdução ás Modalidades de Avaliação: diagnóstica, formativa e somativa – 60 Horas
  • Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer
  • Feedbacks aos alunos – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

 

APERFEIÇOAMENTO PARA O ENSINO EM AMBIENTES VIRTUAIS (EAD)

Objetivo

O curso Aperfeiçoamento para o Ensino em Ambientes Virtuais (EAD) visa desenvolver competências para o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino e suas ferramentas, abrangendo os fundamentos históricos e metodológicos, bem como habilidades de gestão, didática, tutoria e aprendizagem em educação a distância, além da melhoria no mecanismo dos ambientes educativos virtuais.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados em qualquer área de conhecimento que pretendam preparar-se para a docência na modalidade de educação, tutores dos cursos EAD ,e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Ambiente Educativos Virtuais – 60 Horas
  • A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem – 60 Horas
  • As Ações Docentes e Discente na EAD: uma realidade, muitos desafios – 60 Horas
  • Ciberespaço e Educação a Distância: novos ambientes de aprendizagem e comunicação docente – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

 

PRÁTICA PROFISSIONAL DO EDUCADOR FÍSICO

Objetivo

O curso Prática Profissional do Educador Físico consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos. O profissional trabalha com crianças em idade escolar, planeja aulas de Educação Física para maximizar as oportunidades de desenvolver e manter o condicionamento físico dos alunos. Além de auxiliar em outras áreas como atletas profissionais, pacientes que buscam a recuperação de movimentos, portadores de deficiência física e idosos que necessitam de cuidados específicos.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados em Pedagogia, Educação Física Saúde, Fisioterapeutas e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • As Tendências atuais do mercado de trabalho em Educação Física – 60 Horas
  • A Importância do Profissional de Educação Física – 60 Horas
  • Diferentes tipos de Capacidades Motoras – 60 Horas
  • Planejamento das Aulas – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.