Faculdade AlfaArquivos Comunicação - Faculdade Alfa

Redes sem Fio e Comunicação Móvel

Objetivo

As tecnologias sem fio têm o meio de transmissão dos dados como primeiro diferencial. Em função disso, existe a necessidade de especificações técnicas diferenciadas para o acesso ao meio sem fio destes dados, bem como as distâncias necessárias de cobertura de sinal das redes, entre outras. Sabemos da importância das redes de computadores e dos benefícios que esses serviços disponibilizados pelas redes nos proporcionam, porém, se não tivermos segurança nestas transmissões, corremos o risco de ter sérios problemas. Com isso, o trabalho do dia a dia com auxilio do curso fica fácil a possibilidade da aplicação de soluções em infraestruturas de qualquer fabricante com técnicas e conceitos aplicados para a implementação de redes sem fio seguras.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados em Engenharia de Sistemas de Comunicação Sem Fio, Informática, Gestores de TI em empresas, Desenvolvedores de Software, Empreendedores Marketing e Publicidade e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Fundamentos da Tecnologias sem Fio – 60 Horas
  • Teoria de Ataques em Redes sem Fio – 60 Horas
  • Segurança de Rede – 60 Horas
  • Princípios de Telefonia Móvel- 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

 

 

ANÁLISE DO DISCURSO MIDIÁTICO

Objetivo

O curso Análise do Discurso Midiático vem mostrar a importância da evolução da comunicação humana e compreender o que é linguagem e sua natureza essencial social. Além de identificar os tipos de argumentos falaciosos, vai conhecer análises feitas segundo alguns diferentes modos de Análise Discursiva, a partir dos quais pode perceber como cada vertente mobiliza suas noções e
procedimentos específicos. Qualificando os participantes a atuarem como profissionais e pesquisadores com conhecimento profundo da comunicação e do argumento, em diversos gêneros textuais, em língua portuguesa.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados em Letras, Pedagogia, Comunicação Social, Psicologia, Ciências Sociais e demais interessados no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à análise do discurso midiático e profissionais de áreas afins interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Etapas da Evolução da Comunicação Humana: uma teoria das transições –60 Horas
  • Os Modos de Análise Discursiva – 60 Horas
  • Gêneros do Discurso – 60 Horas
  • Argumentação Baseada em Falácias – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

 

Jornalismo Contemporâneo

Objetivo

O curso Jornalismo Contemporâneo apresenta as novas rotinas e linguagens introduzidas ao meio jornalístico, em uma nova era da comunicação. O profissional será capaz de compreender os processos produtivos das notícias em um contexto digital, identificar procedimentos e técnicas que transformam a informação em produto mais atraente e informativo, além de reconhecer as particularidades do texto jornalístico em ambientes digitais, refletir sobre aspectos relacionados a pesquisa em comunicação, analisar os elementos de diferentes tipos de mensagens, bem como a influência das tecnologias para o jornalismo.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

Destina-se aos profissionais graduados em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e demais profissionais com formação superior que pretendem aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Introdução ao Jornalismo Digital – 60 Horas
  • A Produção da Notícia – 60 Horas
  • Pesquisa em Comunicação: Mass Communication Research – 60 Horas
  • Elementos Componentes das Mensagens Midiáticas – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

 

MOBILIDADE E COORDENAÇÃO DE APLICAÇÃO EM REDES SEM FIO

Objetivo

As tecnologias relacionadas com as redes móveis proporcionam muitas vantagens para os usuários, mas também muitos desafios técnicos para a sua implementação. A disponibilidade de acesso às redes sem fio traz consigo a necessidade de garantias de segurança para a informação. Assim o tecnólogo em Redes de Computadores, precisa conhecer as melhores práticas para a
configuração de redes sem fio seguras. Para tanto, não apenas o passo a passo das configurações dos dispositivos é necessário, mas também o entendimento dos conceitos relacionados com a segurança das redes. Com isso, o trabalho do dia a dia fica facilitado com a possibilidade da aplicação de soluções em  infraestruturas de qualquer fabricante com técnicas e conceitos aplicados para a implementação de redes sem fio seguras.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos. São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados em Engenharia de Sistemas de Comunicação Sem Fio, Informática, Gestores de TI em empresas, Desenvolvedores de Software, Empreendedores Marketing e Publicidade e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

  • Mobilidade para IP – 60 Horas
  • Implementação de Redes sem Fio Seguras– 60 Horas
  • Padrões de Redes Locais sem Fio – 60 Horas
  • Gerenciamento de Redes: SNMP – 60 Horas
  • Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

 

Comunicação e Semiótica

Objetivo

O mercado de comunicação atual exige profissionais preparados para criar e orientar a execução dos processos de significação com os quais essa área trabalha. No decorrer do curso você vai conhecer as principais teorias semióticas acerca do estudo dos textos. A história terminológica apresenta a origem etimológica da palavra semiótica e outras denominações que surgiram
dessa mesma origem. Além do mapeamento de suas estruturas internas, você vai descobrir como a semiótica trabalha com a figura do leitor e da interpretação, como funciona as relações que os textos mantêm entre si, conforme o conceito de intertextualidade.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos.

São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público-Alvo

O curso destina-se aos candidatos graduados em diversas áreas com foco na comunicação, e demais interessados em aperfeiçoar os conhecimentos nesta
área.

Grade

NÚCLEO COMUM

  • Metodologia da Pesquisa Científica – 40 Horas
  • Metodologia da Educação à Distância – 40 Horas
  • Relações Humanas e Ética Profissional – 40 Horas
  • Planejamento de Carreira – 40 Horas

NÚCLEO ESPECÍFICO

História da Semiótica – 60 Horas
Teoria Semiótica do Texto – 60 Horas
Semiologia e o Modelo Linguístico: Saussure a Barthes – 60 Horas
Comunicação Verbal e não Verbal – 60 Horas
Trabalho de Conclusão de Curso – 20 Horas

Amparo Legal

Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:

  • LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
  • Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25 de setembro de 2008: Art. 1º
  • Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
  • Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
  • Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.

 

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Objetivo

Pretende-se com este curso que os alunos sejam capazes de refletir de uma maneira estratégica e elaborar planos de marketing e comunicação adaptáveis as novas habilidades da gestão. Permite um conhecimento mais a fundo da área da comunicação.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa. Esse método estimula a construção do seu conhecimento, por meio de diversos recursos como: vídeos, fóruns, chat com tutores e estudo de casos.
São realizados encontros presenciais obrigatórios no polo de ensino para a aplicação de provas ou atividades práticas previstas. Tudo mediante uma agenda pré-estabelecida.

Público Alvo

O curso de Comunicação Empresarial se destina a profissionais que desejam aperfeiçoar a competência em comunicação empresarial, através de um olhar amplo e integrado dos segmentos relevantes dessa competência.

Grade

NÚCLEO COMUM
– Metodologia da pesquisa científica
– Introdução à educação à distância
– Ética profissional
– Planejamento de Carreira

NÚCLEO ESPECÍFICO
– Comunicação Interna e Cultura Organizacional
– Comportamento humano nas organizações
– Comunicação e oratória
– Comunicação Empresarial
– TCC

Amparo Legal

* Ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com:
LDB – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Art. 47, §2°.
Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007 alterada pela Resolução n° 5, de 25de setembro de 2008: Art. 1º
Resolução nº 02, de 1º de julho de 2015: Art. 1º
Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de2007 alterada pela Portaria Normativa nº 23, de 01 de Dezembro de 2010: Art. 45
Nota Técnica nº 388/2013 republicada em 10 de abril de 2015.